terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Jogo de Bingo e a Saúde no Brasil

Não é de hoje que se discute de onde vem o dinheiro que paga inúmeras ações do governo. Sabe-se, porém que estes recursos são oriundos de impostos recolhidos e outras fontes de arrecadação.
Desta forma surge à questão: Porque não se constituir uma atividade que gere trabalho, emprego, renda e também sirva para financiar uma saúde de melhor qualidade no Brasil.
A Saúde do País é vista apenas como a construção e manutenção de hospitais, produção e distribuição de medicamentos, ambulâncias suficientes e em condições, postos de saúde, bons médicos, centros de excelência em atendimento a saúde entre outras ações voltadas para solucionar os problemas de saúde física, mental e profilática.
Todavia diversos problemas poderiam ser evitados se víssemos a saúde como zelo ao meio ambiente, como tratamento da água, manejo correto dos resíduos sólidos, controle da poluição atmosférica, tratamento do esgoto cloacal e pluvial.
Saúde também é uma boa alimentação, vida regrada com exercícios físicos, além de boas práticas familiares como compra de alimentos orgânicos e incentivos ao uso da bicicleta, pratica essa que além de ajudar a saúde física contribuí também com a saúde do ar que respiramos, uma vez que esta não produz os poluentes como os dos carros.
Assim nota-se que a saúde não pode ter um único foco de tratamento e sim o exercício diário de boas práticas.
É neste viés que o Jogo de Bingo, o qual sua prática está atualmente vedada no Brasil, também deixou sua marca como um problema de saúde.
Milhares de pessoas que tinham o hábito de usar este tipo de atividade como lazer, divertimento ou outra modalidade, em virtude de sua proibição, acabaram gerando algum problema de saúde e com isso entrando para estatística.
Porque antes de criar, ou recriar uma contribuição financeira, a exemplo da CPMF, não podemos vincular uma atividade comercial para a manutenção e garantia de bons investimentos nesta área tão pobre e frágil de nosso País.
O jogo de bingo quando autorizado movimentava milhões de reais anos, sendo uma ação que fomentava o esporte amador como princípio através da Lei Pelé. Também gerando os seus respectivos impostos o qual sua atividade era regrada.
Observo que o Jogo nos Países que possuem autorização é próspero e também está para voltada a atividade turística destes locais.
O Jogo de Bingo uma vez que autorizado somente para maiores de idade é sem dúvida, atividade que toda a família pode brincar desde que com responsabilidade.
Porque não então unir Jogo de Bingo e sua receita como fomento e patrocínio da Saúde sendo uma forma de garantir o bom desempenho de Municípios e Estados para a administração da saúde, através de a sua arrecadação.
Entendo que seria “Um Bingo para a Saúde e para todas as Gerações presentes e futuras”.

Um comentário:

  1. Concordo! E ainda vou mais longe, liberação do jogo, dos antigos cassinos, gerando emprego, renda, impostos. Não podemos nos basear, em pleno século XXI, numa lei arcáica e de gerações passadas. Abraço

    ResponderExcluir