segunda-feira, 7 de junho de 2010

ATOS DEMOCRÁTICOS E INSTÂNCIAS PARTIDÁRIAS

Os partidos políticos vivem atualmente importante momento no que se refere às escolhas de seus candidatos para as eleições do corrente ano. Este fato nos remete a uma pergunta simples, ou pelo menos deveria ser simples e de acesso a todos os eleitores: De que maneira, e quais os critérios de avaliação os partidos políticos utilizam para viabilizar os futuros candidatos?

Os partidos avaliam histórico profissional, atividade social, inserção em órgãos de classe, profissão, entre outros quesitos. Mas o principal fator é deixar de forma democrática a todos os postulantes aos cargos manifestarem o interesse em concorrer às vagas dispostas.

Cabe ressaltar que para homologação, o candidato interessado deverá o estar filiado a um partido político a no mínimo um ano, e estar quites com obrigações eleitorais. Assim se inicia o processo de ingresso, com a possibilidade de concorrer e disputar uma eleição conforme sua idade nos casos previstos na lei eleitoral.
Confira quais são os requisitos preliminares para candidatar-se a um cargo eletivo:



Algumas vagas normalmente são mais concorridas do que outras, por ter um custo alto de campanha e por contarem também com apoios partidários ou de uma futura coligação que se venha a compor.

Diante deste contexto eis que surge a outra pergunta: Como será feita a comparação de um ou outro candidato?

Nesta fase de escolha e decisão entram em ação as instâncias partidárias para validar cada candidato pela legenda e programa político-partidário a ser respeitado!

Todos partidos devem ter abrangência nacional, mesmo que não tenha representação em todos os estados da nação.

Sabe-se que cada partido possui a sua composição interna, como Diretórios Regionais, Municipais, Alas Partidárias ou Movimentos e ou Comissões Provisórias, sendo estas estipuladas por seus comandos Nacionais, muitas vezes eleitos ou por composição representativa conforme estatuto partidário ou regras estabelecidas para tal.

O principal embate é como passar por uma convenção partidária regional afim de ser o escolhido por seu partido a vaga que lhe interessa!

Simples, buscar um bom entendimento partidário, no qual o futuro das propostas partidárias direcionada aos cidadãos e população seja atingida, juntamente com o projeto de gestão para o seu Estado ou Nação. Com isso soma-se a voz democrática partidária ao pleito que ora se avizinha com a eleição de 3 de outubro.

Mesmo com todos estes detalhes ainda se dúvida que os partidos possuem instâncias partidárias democráticas, e que representam verdadeiramente a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário