segunda-feira, 3 de maio de 2010

GOVERNADOR BIÔNICO NÃO! GOVERNADOR ELEITO DEMOCRATICAMENTE E COM REPRESENTAÇÃO POPULAR SIM!

A Eleição, ocorrida recentemente, no GDF trás a tona uma pergunta:
Que representação tem este Governador eleito indiretamente?
Tem a mesma representação que um governador eleito normalmente nas eleições correntes.
Simples, vou explicar o porquê.
Quando um deputado estadual ou federal é eleito, esse recebe proporcinalmente à sua cadeira de representante de seus eleitores conforme o coeficiente eleitoral e assim compõem-se as bancadas de cada estado conforme quantidade de cadeiras.
Sabe-se que cada estado tem a sua quantidade conforme a população vigente em lei.
Neste caso específico, o Governador atual recebeu em primeiro turno 13 votos, sendo esses dos Deputados Distritais do DF, que exercem uma função equivalente a vereadores e deputados estaduais, o que equivale a 55% dos votos válidos. Sendo assim, eleito por maioria conforme a constituição federal prevê.
Esse Governo, escolhido por representantes diretamente autorizados pelo povo (eleitores), com a devida autorização na eleição do ano de 2006, com as regras eleitorais ora estabelecidas.
No que tange ao curto prazo de gestão, o Governador eleito Rogério Rosso possui currículo suficiente do meio privado para administrar o Distrito Federal.
Este ano, que é um período atípico com a Eleição de um novo governador e com as eleições gerais, renova-se também outra pergunta:
Este governo de prazo curto pode pleitear a reeleição ou será apenas para conclusão de uma fase política difícil que passou o de Brasília?
Sabe-se que é cedo para perguntar mas, é de um estado democrático de Direito que o novo governador está administrando a capital de todos brasileiros e brasileiras!
Desta forma democrática é que retorna a condição legal de administração do Distrito brasileiro e suas grandes obras que embelezam a quem passa por Brasília.
Torcemos para que o final deste governo seja caracterizado por seriedade e competência, em seu curto mas, já marcante episódio para a história recente de nosso país.

Um comentário:

  1. Muito boa essa colocação Fabio, esclarecedora no sentido de mostrar o porque este governador foi eleito de forma indireta. Na verdade foram os eleitores destes Deputados Distritais que escolheram o novo Governador. Esta é uma razão prática pela qual devemos pensar muito bem antes de escolhermos nossos representantes, literalmente eles irão nos representar.

    ResponderExcluir